top of page

"Terra minha amada, tu teras meus ossos o que será minha última identificação do meus ser com este rincão abençoado" Tancredo Neves

São João Del Rei (MG)

A cidade foi fundada por bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes del-Rei como seu fundador. O então arraial situado ao Sul das Minas Gerais foi criado com o objetivo de ser um entreposto entre Paraty-RJ e as cidades da região central de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete entre outras). Ou seja, era uma via a qual se escoava a produção mineral dessas localidades para o litoral e posterior envio a Portugal. Mais tardiamente é que se foi encontrado ouro em grande quantidade no município.  São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido aos centros de ensino presentes no município, a alta variedade de cursos e a enorme expansão da UFSJ e pelo grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade. Será implantado na cidade o segundo curso de Medicina da Universidade. Nasceram, em São João del-Rei o presidente eleito do Brasil em 1985 Tancredo Neves; o cardeal domLucas Moreira Neves; Otto Lara Resende; padre José Maria Xavier (compositor sacro); Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.

São João del-Rei, palco do Inverno Cultural da UFSJ há 27 anos. Tricentenária, conta muita história em cada casario, ponte, Igreja. História que data do séc. XVIII, mas que segue em evolução, transformada, hoje, em polo universitário e cultural, sem perder a tradição do berço de Tancredo Neves, Dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, Padre José Maria Xavier e Nhá Chica. Sem perder a abundância ecológica que a Serra do Lenheiros e a Serra de São José proporcionam. O tradicional Cortejo de Abertura do Inverno Cultural tem o intuito de preparar a cidade para uma imersão na arte e na cultura, com muita alegria.

A Maria Fumaça

Em 1874, surgia a segunda ferrovia do Estado de Minas Gerais e a 13ª do Brasil - a Estrada de Ferro Leopoldina. Cinco anos depois, nascia a Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM, inaugurada no dia 30 de setembro de 1880, ligando, a princípio, as cidades de Antônio Carlos , próximo a Barbacena, e Barroso. A EFOM foi considerada a ferrovia "mais" mineira, pois um ano após a inauguração, sua sede passou a ser Sâo João Del Rei, resultado do esforço realizado pela comunidade local para que a ferrovia chegasse até a cidade.

bottom of page