Existem diversas maneiras de entender um povo e suas principais características. De Ponte Nova fica a expressão: "a fé que indica o caminho"
PONTE NOVA (MG)
O Festival de Inverno que ocorreu em Julho teve início com oficinas e feira de artesanato em Ponte Nova. A 9ª edição do Festival de Inverno de Ponte Nova apresentou diversas oficinas baseadas em diferentes espaços da cidade, além de Feira da Associação dos Artesãos de Ponte Nova e Microrregião (Asapom) na Praça de Palmeiras. Segundo a organização do evento, foi priorizada a descentralização das ações, contemplando tanto locais da zona urbana quando de comunidades rurais.
Certamente, foram os índios aimorés e puris os primeiros habitantes da região onde hoje estão situados Ponte Nova e municípios vizinhos.
Os aimorés, em maior número na época das primeiras incursões do homem branco, eram também conhecidos como botocudos, apelido derivado do uso, que eles faziam, de botoques. Estes acessórios eram peças arredondadas, as vezes até de grandes dimensões, que fixavam nos lóbulos das orelhas e nos lábios, conferindo-lhes uma aparência particularmente assustadora.
Hotel Gloria em história resumida
Foi inaugurado em fevereiro de 1925, por seus proprietários, Sebastião Drumond, filho de Cantídio, e Antônio Pinto de Oliveira. Recebeu este nome "pegando carona" na fama do Hotel Glória do Rio de Janeiro.
O Hotel Glória está muito longe de sua importância política, seu glamour, e suntuosidade de outrora. Azulejos portugueses e afrescos que encantaram visitantes, hoje são esquecidos e entregues ao tempo. Foi o primeiro hotel em Minas Gerais a contar com elevador.
Antônio Inácio - O Boneca
Boneca, é um desses artistas que encontramos de tempos em tempos num axioma da eternidade. Sua vida, seu trabalho e sua arte se afirmam no maior conceito de beleza que um ser-humano pode entender. Ele está numa escala temporal que diria até pré-definida para não deixar a humanidade solitária de beleza. Sua expressão nas esculturas é a mesma quando Villa Lobos compôs as Bachianas brasileiras.